As úlceras ou feridas das extremidades inferiores são consequência de doenças venosas, arteriais, neurovasculares e podem ter origem mista. Localizam-se, na maior parte dos casos, nos tornozelos ou terço inferior das pernas e pés.
A insuficiência venosa crônica é a principal causa do desenvolvimento de úlceras de perna. Ocorre após uma trombose venosa profunda, flebite ou varizes de membros inferiores de longa duração.
A hipertensão venosa prolongada ocasiona alterações na pele, do tipo: edema (inchaço), hiperpigmentação ou dermatite ocre (manchas escuras), dermatoesclerose ( enrijecimento e perda de elasticidade da pele) e úlceras de estase. A úlcera de perna se desenvolve porque a hipertensão venosa continuada, principalmente na posição ortostática, ou seja, paciente em pé, ocasiona uma isquemia ou deficiência de circulação do tecido gorduroso e da pele.
O tratamento da úlcera consiste em tratar a insuficiência venosa crônica, realizar limpeza, uso de antibióticos se houver infecção, e a elasto-compressão com meias elásticas ou ataduras para evitar o edema, que impede a cicatrização. O repouso, alternado com caminhadas usando contenção elástica, auxilia muito na cicatrização da úlcera.
Existem inúmeros curativos desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos como bandagens baseadas no principio da Bota de Unna, já com medicamentos, que apresentam um resultado excelente quando são associados ao tratamento das varizes com espuma.
Informações Úteis
Endereço
Av. Simoa Gomes, 06
Heliópolis - Garanhuns - PE
CEP 55296-250
Fones: (87) 3763-2234 / 3762-4290