As artérias também podem se dilatar, formando aneurismas, que são potencialmente graves, pois a dilatação do vaso enfraquece a parede com a possibilidade de rompimento do vaso e consequente hemorragia, o chamado aneurisma roto.
Denomina-se aneurisma a dilatação anormal e permanente de um determinado segmento das artérias. De forma simplificada, pode-se dizer que a origem desta dilatação é o enfraquecimento da parede arterial, a causa mais frequente é a aterosclerose, patologia de elevada incidência na população.
Em princípio, qualquer artéria pode ser acometida, mas é a aorta abdominal, especialmente em seu segmento abaixo das artérias renais, a mais frequentemente envolvida pelo aneurisma. Uma vez enfraquecida a parede arterial, ela cede à constante pressão pulsátil do sangue em seu interior e, se dilata.
A probabilidade de rotura é diretamente proporcional ao tamanho do aneurisma, mais especificamente ao seu diâmetro. O portador do aneurisma nada sente no início, podendo as manifestações aparecerem apenas tardiamente, quando, pelo volume, a dilatação começa a comprimir estruturas vizinhas na cavidade abdominal, ou ainda, surgir apenas na vigência da expansão aguda ou da rotura, em decorrência da hemorragia interna.
Exames complementares como a ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou arteriografia, vão confirmar o diagnóstico e possibilitar o planejamento do tratamento.
Informações Úteis
Endereço
Av. Simoa Gomes, 06
Heliópolis - Garanhuns - PE
CEP 55296-250
Fones: (87) 3763-2234 / 3762-4290