Mitos e verdades sobre as varizes
Varizes são veias tortuosas que surgem na superfície da pele, principalmente em membros inferiores. Como é uma doença da circulação, acarretada por diversos fatores, leva a uma sensação de pernas cansadas e pesadas no final do dia, dor, ardor, prurido (coceira), edema (inchaço), hiperpigmentação (mancha mais escura) e queimação no membro afetado.
Muitas pessoas que possuem esse problema acabam deixando de mostrar suas pernas devido à vergonha que sentem pelo aspecto que a doença tem. Mas é importante saber que há como prevenir o aparecimento das varizes e, também existe tratamento para quem as possui.
Se você possui sintomas e está com dúvidas marque uma consulta para que o médico possa diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento, a fim de evitar complicações para a sua saúde.
Separamos aqui algumas verdades e mentiras a respeitodas varizes:
- 1. As mulheres são muito mais acometidas por varizes do que os homens?
Sim. Estudos dizem que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. Isso ocorre por causa dos hormônios que elas possuem, favorecendo o aparecimento dessas veias tortuosas. Elas identificam o problema mais facilmente, por depilarem as pernas.
2. As varizes são hereditárias?
Sim. Se você possui alguém na família com esse problema, terá uma chance maior de ter também.
3. As meias elásticas ajudam na circulação?
Sim. Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue, se forem apropriadas para a sua perna. As meias devem ter prescrição médica do especialista e serem compradas em locais que façam todas as medidas da perna. O ideal é que a meia fique apertada na região do tornozelo, jamais na área dos joelhos.
4. Varizes podem gerar trombose?
Sim. Uma das causas da formação de coágulos no sangue é a estase, ou seja, a diminuição da velocidade em que o sangue corre nas veias. Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).
5. Varizes podem gerar úlceras?
Sim. Uma das complicações da insuficiência venosa crônica mais temidas pela população é o surgimento de úlceras varicosas. O tratamento das varizes é fundamental para a cicatrização da úlcera varicosa.
6. Varizes podem sangrar espontaneamente?
Sim. Muitas vezes as varizes estão com a pressão do sangue tão alta em seu interior que chegam a se romper espontaneamente, isso é chamado de varicorragia. O que requer uma consulta com o especialista o mais breve possível.
7. As varizes voltam depois de operar ou tratar com a espuma?
Não. As varizes nunca voltam. Durante a cirurgia de varizes, esses vasos defeituosos são retirados do corpo. Na técnica da espuma essas varizes são fechadas com o medicamento. Porém, a tendência de ter varizes permanece. O que pode acontecer é de outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões da perna devido aos maus hábitos praticados no dia-a-dia. Para evitar que novas varizes
apareçam converse com o seu Angiologista e faça um tratamento preventivo de varizes. Este tratamento pode ser iniciado logo após a cirurgia ou técnica da espuma.
8. O tratamento de varizes com espumas é perigoso?
Não. Pelo contrário. Por muito tempo, o tratamento de varizes foi cirúrgico, porém com o desenvolvimento de técnicas endovasculares, particularmente a escleroterapia com espuma ecoguiada, houve uma mudança profunda desta situação.
Hoje, a maioria dos pacientes tem optado pela realização da escleroterapia com espuma, pois não há necessidade de afastamento do trabalho, além de ser um método mais barato, mais simples e menos doloroso do que o tratamento cirúrgico. Devido à simplicidade, pode ser realizado em pacientes com alto risco cirúrgico como idosos, diabéticos, obesos e cardiopatas.
9. A cirurgia para a retirada de varizes é perigosa?
Não. De maneira alguma. Com os avanços de pesquisas e tecnologia, o procedimento está cada vez mais seguro e eficiente. Na maioria das vezes, fazemos apenas pequenos orifícios (furinhos) com uma agulha, por onde retiramos as varizes, quando é necessária a realização de cortes, eles são muito pequenos e a anestesia é controlada por equipamentos que monitoram o sono do paciente. Porém, toda cirurgia tem um risco.
10. Ao tratar as varizes com a espuma ou cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada?
Não. Ao retirar as veias doentes com a cirurgia ou fechá-las com a Espuma, a circulação irá melhorar com tempo, pois o sangue irá fluir através de veias saudáveis diminuindo os sintomas. Lembramos que as varizes não deveriam existir, após o tratamento a pessoa reestabelece a condição normal, o sangue volta a cirucular pelo ¨caminho certo ¨ e ocorre a melhora dos sintomas indesejados.
11. O salto alto leva ao aparecimento das varizes?
Não. Porém o uso diário de salto alto por um tempo prolongado poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, facilitando o quadro de varizes.
Não há um consenso na literatura científica se o salto alto é ou não prejudicial à circulação venosa das pernas. Mas isso não é suficiente para dizer que o salto pode causar ou piorar as varizes.
Por essa razão, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto e variar com saltos mais baixos durante a semana.
Portanto mulherada: o salto está liberado, mas com moderação.
12. Depilação causa varizes?
Não. Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis.
13. Tomar anticoncepcionais pode causar varizes?
Sim. Pois, ao tomar anticoncepcional ocorre um aumento da quantidade de hormônios levando a uma maior chance do aparecimento do problema.
14. A gravidez é responsável pelo aparecimento das varizes?
Sim. Muitas vezes é nessa época que a mulher desenvolve uma maior quantidade de varizes. Isso ocorre devido aos hormônios que são liberados durante a gestação e também devido ao aumento de peso que a mulher sofre nessa época.
15. Fazer exercícios pode gerar varizes?
Não. Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios físicos melhoram a circulação e ajudam a prevenir o aparecimento de veias doentes.
16. A alimentação influencia na formação de varizes?
Sim. Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas.
17. Sentar por muito tempo pode causar varizes?
Sim. Ficar muito tempo sentada ou em pé, com as pernas paradas, diminui a velocidade do sangue e também o retorno deste para o coração. Assim aumenta a pressão nas veias das pernas levando ao aparecimento das varizes.
18. Cruzar as pernas causa varizes?
Não. Porém se você tiver tendências hereditárias ou permanecer durante muito tempo sentado ou em pé, ao cruzar as pernas vocês estará ajudando a obstruir o fluxo sanguíneo.
19. Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes?
Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue (que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar). A dica é se hidratar bastante e mexer as pernas, com pequenas caminhadas ou o movimento de “sobe e desce” com o tornozelo e os pés.
20. Cremes podem curar as varizes?
Não. Não existem comprovações científicas de que o uso de cremes e hidratantes possam melhorar ou curar as varizes. É perda de dinheiro na certa. Pois, uma vez instalado o problema, dificilmente as veias voltam ao normal sem um tratamento adequado. O que existem são cremes que podem aliviar alguns dos sintomas.
Se você possui varizes e está incomodado com o problema, marque uma consulta.
Informações Úteis
Endereço
Av. Simoa Gomes, 06
Heliópolis - Garanhuns - PE
CEP 55296-250
Fones: (87) 3763-2234 / 3762-4290